terça-feira, 23 de agosto de 2016

Quark é o queijo do momento!

Há um ano atrás, mais coisa, menos coisa, eu não fazia a mínima ideia do que era o queijo quark, tão-pouco sabia sequer que existia. Sempre tive uma certa resistência a queijos frescos e afins, nunca fui grande apreciadora. Muitas vezes o meu marido comprava queijo fresco e eu nunca lhe tocava. Quando comecei a tentar corrigir alguns erros alimentares para tentar reduzir o meu peso, rendi-me ao queijo fresco, comia sobretudo a meio da manhã, com tortitas de arroz tufado (as bolachas-pipoca, como lhes chama o meu filho). Depois descobri o queijo fresco para barrar sem lactose, e como gostava mais da textura, passei a usá-lo.


Foi nos blogues que falavam sobre alimentação saudável que descobri as maravilhas do queijo quark. Resolvi procurá-lo e experimentar, convencida de que se calhar nem ia gostar muito. Pois enganei-me! Passei a ter uma ótima alternativa para os meus pequenos-almoços. Adiciono fruta e sementes variadas, um pouco de iogurte líquido magro para dar sabor, e por vezes também flocos de aveia (eu gosto mais dos flocos sem levar ao lume, raramente os como em papa) e termino sempre com um travozinho de canela por cima. Fico saciada grande parte da manhã, é ótimo para regular o apetite e a textura cremosa é muito agradável.

Uma vez vi num blog (já não recordo qual...) a dica de se adicionar cacau magro e obter um substituto da mousse de chocolate...  Bem, meus amigos, só posso dizer que fica dos deuses!! Quando a gulodice ataca, é uma boa forma de a combater sem culpas :D

O queijo quark não tem sal e tem um teor baixíssimo de gordura. No entanto é muito rico em nutrientes e em proteína, pelo que é um aliado fantástico de quem pratica exercício e de quem quer emagrecer.


No entanto o queijo quark não serve só para complementar o pequeno-almoço, podemos usá-lo numa grande variedade de receitas como se de natas ou creme de soja se tratasse. Deixo aqui um link com muitas e variadas ideias. É só experimentarem e dizerem se gostaram :)



             

2 comentários:

  1. Obrigada pelo comentário <3
    Fica muito bom em cheesecake, como substituto do cream cheese :)

    Há giveaway a decorrer no blog, participa! ♥
    Beijinhos, xx
    mylittlecorner7.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ótima sugestão, toca a experimentar :D
      Obrigada pela dica! Beijinhos <3

      Eliminar

Muito obrigada pelo seu comentário, vou ler com toda a atenção e responder aqui no post :D Se tem um blog, não se esqueça de deixar o endereço, quero muito conhecê-lo ;)