quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Falta de Vitamina D

Quando fui fazer o meu último check-up, tive uma surpresa inesperada. Apesar de o colesterol ter diminuído bastante, assim como os chatos dos triglicéridos e de não terem sido detetados outros problemas - até a doida da minha tiróide se portou bem - fiquei surpreendida quando o médico me disse que estava com carência de Vitamina D (facilita a absorção do cálcio pelo nosso organismo e pensa-se que pode ser eficaz na prevenção de certos tipos de cancro).


   Pelo  que eu sabia, uma das fontes de Vitamina D é o sol. A nível dos alimentos, não são muitos os que a podem proporcionar: peixes gordos e fígado de vaca são os principais, mas podemos também encontrá-la em menor proporção nos cereais, no leite e nos ovos.





Como até ando muito na rua durante o dia, e no verão faço praia, nunca pensei que pudesse ter carência desta vitamina. Mas, pelo que me foi explicado, para o nosso corpo produzir Vitamina D a partir do sol, é necessário que a pele absorva raios ultravioleta na altura em que o sol está mais alto. Ah bom!! Assim já percebo melhor, é precisamente a altura do dia em que, no verão, mais me protejo (do raio) dos raios! Já para não dizer que uso sempre uma camada generosa de protetor solar (cortesia da rosácea com que também fui brindada há uns anos atrás...), o que impede ainda mais os raios ultravioleta de penetrarem na pele. Além disso são só umas duas horas por dia em que o sol se encontra nessa posição ideal. 





 Assim sendo, foi-me receitada Vitamina D em comprimidos, um por mês, devem ser uma autêntica bomba. E ponho-me a pensar, se não fossem os exames de rotina, bem que nunca teria dado por essa carência. E sendo a vitamina D tão importante para combater a osteoporose, mais um problema poderia no futuro vir a caminho. Espero que não :)     



    


     

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pelo seu comentário, vou ler com toda a atenção e responder aqui no post :D Se tem um blog, não se esqueça de deixar o endereço, quero muito conhecê-lo ;)