terça-feira, 30 de agosto de 2016

Os Bananas cá de casa

O primeiro Banana entrou cá em casa aquando da Feira do Livro de Lisboa de 2014. O meu filho ia a caminho dos 8 anos e quando parou no stand da Booksmile e se perdeu de amores pela coleção. Confesso que tentei dissuadi-lo, achei que era novo demais, que provavelmente não ia perceber algumas das piadas, mas a verdade é que não estava muito dentro do enredo dos livros, por isso, dei uma vista de olhos e acedi a que escolhesse o exemplar que mais lhe agradasse, que nisto dos livros ele consegue facilmente dar-me a volta, é o meu ponto fraco (e o facto de o livro assinalar uma 16.ª edição fez-me achar também que talvez fosse aposta ganha)...

Trouxemos para casa o nº2 da coleção, 'O Rodrick é terrível' e, para meu grande deleite, mal chegou a casa não despegou do livro até o acabar. Muita gargalhada à mistura, sempre a correr para junto de mim a contar as peripécias do desajeitado Greg, a verdade é que aquele adolescente a quem tudo, mas mesmo tudo, parece acontecer e que tudo tenta resolver de forma tão peculiar, tornou-se praticamente mais um membro da família.


A seguir a esse vieram outros. só não vieram todos ainda porque não se pode comprar tudo o que se quer e  há que ler também outras coisas e conhecer novos personagens. Mas esta coleção tem, sem dúvida, um lugar marcante na estante do G., e no seu leque de escolhas literárias. Eu própria não resisto a ler as desventuras do adolescente desajeitado e a soltar uma boa gargalhada. 


Num universo adolescente em que abundam os miúdos espertalhaços, populares e que parecem ter tudo mais facilitado, Greg passa os dias a tentar esquivar-se dos problemas que lhe aparecem, por vezes da forma menos ortodoxa possível. Mas francamente, tudo parece acontecer-lhe! E já não lhe chegava o ambiente hostil da escola, ainda tem de lidar com o irmão mais velho Rodrick, cujo propósito nesta vida não é propriamente facilitar a vida do irmão do meio...

E por mais que eu tente acreditar que aqueles pais são uma caricatura, a verdade é que eu consigo rever-me numa ou outra coisa como mãe, é assim que os nossos filhos nos vêm, não como pessoas que já tiveram a idade deles e que conseguem ver um nadinha mais além, mas como criaturas estranhas completamente incapazes de os perceber (traduza-se, de fazer tudo o que eles querem...)     

Cá em casa anseia-se agora pelo dia 1 de Novembro, dia em que vai ser lançado mais um livro da coleção e que se vai chamar 'Tudo ou nada', se bem que há o receio generalizado de imaginar sequer em que é que Greg Heffley se vai meter desta vez... Estamos também a torcer para que Jeff Kinney venha de novo apresentar o livro ao nosso país, como aconteceu no ano passado aquando do lançamento de 'Dantes é que era', que infelizmente tivemos de perder por calhar na véspera da Primeira Comunhão do G. Até lá, vamos recordando os momentos hilariantes do rapaz que tem sempre solução para tudo (mesmo que não resolva nada e só se complique ainda mais...) com uma passagem pela estante mais bananólica da casa ou, em alternativa, vendo os três filmes do Banana que também já nos fizeram ir às lágrimas de tanto rir.



Podem encontrar aqui os vários exemplares da coleção:


             

2 comentários:

  1. Nunca li nenhum livro deste género mas fiquei curiosa! :D
    beijinhos

    amarcadamarta.blogspot.com

    ResponderEliminar

Muito obrigada pelo seu comentário, vou ler com toda a atenção e responder aqui no post :D Se tem um blog, não se esqueça de deixar o endereço, quero muito conhecê-lo ;)