segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Stop bullying... it hurts!

Neste início de setembro, andamos todos (pelo menos aqueles que têm filhos em idade escolar) em grande azáfama a preparar o seu regresso às respetivas escolas. Andamos ocupados a comprar livros, material escolar, a preparar roupas, decidir que ATL/Centro de Estudos escolher, etc, uma trabalheira que nunca mais acaba. Há contudo uma preocupação que não devemos descurar. Falar com os nossos filhos sobre bullying é a melhor forma de os alertarmos para os seus perigos.


O bullying sempre existiu, não é uma criação dos tempos modernos. Lembro-me em garota, na escola, sempre houve meninos e meninas postas de parte porque eram pobres, porque tinham alguma coisa a nível físico que as tornava diferentes, porque não usavam roupas da moda, etc. O problema é que, nos nossos dias, as crianças têm ao seu dispor ferramentas cada vez mais avançadas que, se podem servir para fins positivos, também podem ser usadas com consequências devastadoras quando se trata de denegrir a imagem de alguém. As redes sociais, por exemplo, são um problema dos nossos dias, no que ao bullying diz respeito. Com a maior das facilidades se espalham boatos ou fotos online que podem provocar humilhação, sofrimento e desespero nas crianças/adolescentes visados.


Quanto mais jovens somos, mais incapazes somos também de lidar com estas agressões que podem nem ser físicas. É, por isso, fundamental, incutirmos nos nossos filhos, netos, alunos, etc., o sentimento que podem contar connosco para partilhar as suas preocupações e conseguir ajuda para ultrapassar situações que lhes trazem  sofrimento de qualquer espécie. Do mesmo modo temos obrigação de os alertarmos para todo o mal que podem causar no caso de serem eles os agressores. Porque, como se costuma dizer, no melhor pano cai a nódoa. Cabeças demasiado jovens e impreparadas emocionalmente, muitas vezes nem têm a noção da gravidade dos seus atos e das consequências nefastas de deles podem advir. E os adultos têm esse duplo papel fundamental: fazer perceber ao agressor o verdadeiro alcance das suas ações e que não poderá continuar a praticá-las, e à vítima, ajudá-la a interiorizar de que a humilhação de que foi alvo não será suficiente para a impedir de ter um futuro feliz e risonho e que, com ajuda dos mais próximos conseguirá ultrapassar a situação que a marcou negativamente.



A partir do dia em que o  meu filho entrou, com 4 anos, para o infantário, todos os dias lhe faço uma lengalenga de perguntas ao voltarmos da escola, ou em casa, quando não sou eu quem o vai buscar: "Como correu o teu dia? Alguém foi desagradável contigo? Foste desagradável para com alguém? Houve problemas entre outros meninos da tua turma ou de outra turma?" É muito habitual ouvir de chofre " Oh mamã, queres sempre saber tudo da minha vida!!", mas lá vai partilhando comigo as aventuras e desventuras de mais um dia de escola. Fico a conhecer os hábitos dele, dos amiguinhos e dos restantes meninos que se cruzam com ele em ambiente escolar e fico mais alerta para certas situações que possam ocorrer. Tento aconselhá-lo a evitar situações que considero que podem dar para o torto e fazer-lhe ver quando acho que os amigos podem não gostar desta ou daquela brincadeira. Mas sei que há tantas coisas que não conseguimos prever nem controlar... Por isso mesmo estar atento aos sinais, às mudanças que possam ocorrer neles, é fundamental.    

Posto isto, quero desejar a todos os meninos e meninas, sejam eles mais pequeninos, ou já mais crescidos, um ano letivo repleto de boas energias, muitas amizades, boas notas e muita brincadeira à mistura, que também faz parte :)  

    
     

     

 

6 comentários:

  1. Temos de estar atentos porque de facto é algo preocupante e capaz de alterar permanentemente uma criança...
    Beijinho ♥
    http://www.style2beauty.com/

    ResponderEliminar
  2. É sempre importante estar-se atento aos comportamentos dos nossos filhos/alunos para prevenir situações graves.
    Gostei bastante do blog e já estou a seguir.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Virgínia, acabei de ver o seu, também estou a gostar muito e já sigo! :)

      Beijinhos e boa semana

      Eliminar
  3. É sem duvida uma uma preocupação a ter-se. Seja na escola ou fora dela. Já fomos vitimas de bullying e sabemos o quão importante é haver alguém que esteja atento e também falar com alguém.

    Seguimos o blog :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. É verdade, não acontece só na escola, assim como não são só as crianças a serem vítimas de bullying. Os agressores valem-se muito do receio da vítima de pedir ajuda. Quanto mais expostos se virem na sua maldade, menos força terão :)

    Beijinho grande, também sou seguidora do vosso blog e adoro :)

    ResponderEliminar

Muito obrigada pelo seu comentário, vou ler com toda a atenção e responder aqui no post :D Se tem um blog, não se esqueça de deixar o endereço, quero muito conhecê-lo ;)