domingo, 25 de setembro de 2016

Dormir cedo sem dramas

Cá em casa temos horários complicados. Corrijo: o meu já não é complicado desde julho, quando fiquei desempregada, mas antes disso, era um horário do cão, basta dizer que às 4h já estava de pequeno-almoço tomado. E o meu marido, com uns turnos tramados, também não tem vida fácil, anda sempre a alterar o horário dos sonos. Quando o meu filho nasceu, conciliar estes horários tão díspares, foi uma preocupação.
sleep
Quando era mais pequenino, chegou a ser muito complicado. Como foi amamentado até aos 8 meses e não tomava qualquer suplemento, acordava imensas vezes durante a noite, só estabilizou um bocadinho quando passou para o biberão. Depois passou para uma fase em que dormia imenso, pela manhã dentro. Como eu trabalhava em casa e ele estava comigo, tinha a vantagem de o poder deixar dormir à vontade, até lhe trocava as fraldas a dormir ;) Depois à tarde fazia uma sestinha e à noite, como dormia muito pela manhã, provavelmente, resistia um bocadinho na hora de deitar. 

Quando aos quatro anos entrou para o colégio e começou a ter rotinas mais rígidas, achei que era altura certa de alterar a nossa rotina cá em casa depois de jantar para que a hora de deitar decorresse de forma mais natural e sem brigas. Por essa altura ele já não dormia a sesta e com a ida para o colégio vinha mais cansado: ouro sobre azul!

Como desde pequenino já constumávamos ler uma história antes de dormir, investi nesse argumento. Durante os tempos de escola, depois de jantar, nada de TV, nem tablets, nem consola, lavar os dentes e cama com os livros. Antes de começar a ler sozinho era eu quem lia para ele, mas desde que aprendeu a ler, apesar de continuarmos a dividir esse momento (que para mim é simplesmente delicioso!!), cada um lê o seu livro. Tento sempre que o jantar saia cedinho para não atrasar a hora dele se deitar, e quantas vezes, pelas 20h30 já estamos de livro em riste, prontinhos para a nossa leitura e para o nosso soninho. 

sleeping

Acho que o que torna também mais fácil este ritual é o facto de o fazermos juntos, não sei até que ponto se ele fosse sozinho ler para a cama dele se resultaria tão bem, mas o facto é que ele encara com muita mais naturalidade a hora de deitar. E dorme, à vontade, umas 10/11 horas. 

Acredito que uma noite bem dormida é muito importante para o bom desempenho das nossas crianças na escola. Uma criança que não descanse o suficiente vai para escola mais cansada, com dificuldades em ficar concentrada. Já para não falar noutros problemas que a privação de sono pode causar, como por exemplo a tendência para a obesidade.

Claro que nas férias relaxo, até para o 'premiar' por se portar bem na hora de dormir durante todo o ano lectivo, mas durante as aulas, tento manter esta rotina que, até agora tem resultado muito bem. 

Agora que foi para uma escola maior, para o 5.º ano, oferecemos-lhe um telemóvel, mas nada de sms com os amigos ou whatsapp, é que ouvia os outros pais queixarem-se que os filhos passavam o tempo naquilo, especialmente depois de jantar. Nem pensar, por isso o telemóvel chegou logo com as regras bem ditadas para não haver confusões. Resultado, ele nem se lembra que o tem, só se lembra quando realmente lhe faz falta. Uma briga a menos! ;)       

Mas mesmo sabendo que é para bem dele, e mesmo ele praticamente não reclamando, às vezes vejo os amigos a quem lhes é permitida tanta coisa que a ele não é, que fico um bocadinho angustiada com receio de o estar a privar demasiado de certas coisas. Isto de ser pai/mãe não é nada fácil!! :)      

In Observador


E como é a hora de dormir aí por casa? Muitos dramas ou nem por isso? Qual acham ser a melhor solução?                     

    

31 comentários:

  1. Fica sempre aquela dúvida se estamos a seguir o caminho certo para que a educação deles seja a melhor...


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo isso, a dúvida persegue-nos ;)

      Beijinho

      Eliminar
  2. Fica sempre aquela dúvida se estamos a seguir o caminho certo para que a educação deles seja a melhor...


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  3. Como professora acho que faz toda a diferença.
    Cá em casa, com o meu filho, fiz questão de fazer o mesmo. Sempre se deitou de forma a garantir as horas de sono adequadas à idade dele. Resultado: sempre foi um menino concentrado e sossegado na escola. Muita da hiperatividade que é diagnosticada por aí, está, a meu ver, relacionada com a falta de descanso. Não é aceitável que crianças de 6/7 anos conheçam as novelas e séries todas, quando muitas passam a horas impróprias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo completamente Isabel, a privação de sono nas crianças é muitas vezes a fonte dos problemas na escola. E a Isabel como professora deve sentir isso imensas vezes. Mas não me surpreende, uma vez numa ação de sensibilização sobre o assunto na escola do meu filho só ouvi disparates, não dos meninos, mas dos próprios pais.

      Beijinho

      Eliminar
  4. AH, eu cá também tenho desses dramas! Só funciona se me puser a ver um filme, adormeço logo!

    thebrunettetofu.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os adultos já conseguem gerir melhor, mas nas crianças pode ter efeitos complicados ;)

      Beijnhos

      Eliminar
  5. Gostei muito do post! Uma boa noite de sono é essencial :)

    http://myfashionsenseblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Muito bom, eu acredito que as horas que dormimos se refletem muito na escola, eu sempre fui uma menina calminha na escola e sempre dormi muito por isso acho que de certa forma posso "comprovar" esta teoria :)

    Beijinhos **

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo, comigo também se verificou LOL E com o meu filhote também parece estar a resultar ;)

      Beijinho

      Eliminar
  7. gostei imenso do que escreveste e fico contente por saber que há por aí pessoas preocupadas com o sono dos seus filhos e que não os deixam ficar acordados a mandar sms até às tantas!
    no ano passado quando entrei na faculdade, tinha que ficar acordada até às 4 ou 5 da manhã a estudar, porque entre o meio dia e as 10 da noite não o podia fazer, e era sempre um drama para a minha mãe, que queria que eu fosse dormir xD
    beijinhos, Noelle :) http://supergirlinconverse.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente na faculdade por vezes não se conseguem evitar as noitadas de estudo ou a fazer trabalhos (ou outras!!), eu bem sei, também tive de fazer algumas :)

      Beijinhos

      Eliminar
  8. Eu desde muito cedo os meus pais colocaram horários e sempre tive hora certa para me deitar e levantar, e isso ajudou e muito, é algo que não pensamos muito no impacto que isso tem na vida adulta, como já dizia a minha avó deitar cedo e cedo erguer da saúde e faz crescer ;)

    Beijinhos*
    JoviModa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo completamente, a avó está cheia de razão! :)

      Beijinho

      Eliminar
  9. felizmente cá em casa ainda não temos pessoas pequeninas,
    porque ja nós tivemos muitos problemas para dormir
    especialmente por causa dos nossos turnos manhosos!

    beijinho

    sramliberdadenegra.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, os turnos dão cabo da rotina de sono, bem vejo o meu marido que às vezes faz 3 turnos diferentes numa semana, é muito complicado, já não basta ter de acertar os sonos, mas ainda por cima ter de dormir quando a vizinhança está toda acordada e a fazer barulho... é dose!! Por isso admiro imenso quem faz turnos, eu acordava sempre antes das 4h, mas pelo menos tinha sempre o mesmo horário, era mais fácil.

      Beijinhos

      Eliminar
  10. Ola, vim conhecer o cantinho atraves de um comentario no meu blog =) Acho que na hora de dormir é muito importante ter uma boa rotina, eu ainda nao tenho filhos mas espero um dia ter esse ritual bonito de leitura que tem com o filhote! Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pela sua visita Susana :) São momentos de que realmente vou ter muitas saudades quando ele crescer :)

      Beijinhos

      Eliminar
  11. Recentemente tive um irmãozinho e ele coitadinho para dormir é bem complicado pois ele tem muitas cólicas e acorda muitas vezes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa fase das cólicas é realmente muito complicada. Eles coitadinhos choram imenso com as dores e o desconforto, e nós a páginas tantas já não sabemos o que lhes fazer para ficarem mais aliviados. Beijinhos e parabéns pelo irmãozinho, muitas felicidades

      Eliminar
  12. Gostei muito deste post, achei-o bastante útil e interessante! Creio que uma boa noite é fundamental para o dia-a-dia correr bem! :)
    beijinhos

    amarcadamarta.blogspot.com

    ResponderEliminar
  13. Gostei muito do post :)
    Apesar de não ter filhos acho que estes posts ajudam imenso para no futuro já ter uma ideia :)
    Segui o blog, beijinhos
    Se quiseres seguir o meu, www.prettyinpinkmc.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Mariana :) Já sou seguidora do Pretty in Pink e sigo atentamente :) E adoro!

      Beijinhos

      Eliminar
  14. Se uma boa noite de sono já é importante para nós, a falta que não faz numa criança. E a rotina, claro, parece ajudar bastante a a acalmar antes de dormir.

    Beijinhos
    Welcome to 104

    ResponderEliminar
  15. Gostei muito do post. Será bem útil.
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  16. Acho muito importante que eles tenham uma boa noite de sono e que tenham rotina ao deitar. Cá por casa adormecemos a pequena sempre na caminha dela e a tentar que seja sempre à mesma hora ;)

    Malas e Sapatitos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma rotina que lhes faz muito bem :)

      Beijinhos

      Eliminar

Muito obrigada pelo seu comentário, vou ler com toda a atenção e responder aqui no post :D Se tem um blog, não se esqueça de deixar o endereço, quero muito conhecê-lo ;)