quinta-feira, 1 de setembro de 2016

IVA dos dicionários

Quando fui fazer no outro dia umas comprinhas de material para o novo ano letivo, na mesma altura em que comprei o kit de encadernação da AMI de que sou fã e de que já falei aqui no Trinta (http://trintaporumalinhanoticias.blogspot.pt/2016/08/livros-encadernados-sem-cabelos.html), comprei também um dicionário de Inglês/Português e Português/Inglês para o G.

No momento de pagar as compras, separei o material escolar da mercearia que tinha no carrinho, para pedir a fatura no nome do meu filho, com o respetivo número de contribuinte. Estava eu na azáfama de separar as coisas, pagar a primeira conta, esperar que o funcionário registasse o material, quando me ocorreu que o dicionário devia ter IVA de 6% e que se entrasse na mesma fatura, com o restante material que é taxado a 23%, não entraria nas despesas de educação (a manterem-se as regras vigentes na última entrega do IRS...)



Perguntei ao funcionário da caixa se me sabia dizer com certeza qual o IVA do dicionário, ele não sabia, perguntou a uma supervisora que não fazia a menor ideia, ligou para o escritório a perguntar, mas já estava tão demorado, que ao ver a fila de clientes que se formava atrás de mim, resolvi acelerar as coisas e pedir para deixar o dicionário numa 3ª fatura, para o caso de se confirmarem os 6%... o que veio a acontecer!

Realmente, para mim fazia sentido que o IVA de um dicionário fosse de 6%, é imprescindível ao estudo, mas como a minha lógica é frequentemente diferente da dos senhores das Finanças em tantas coisas... Provavelmente se o meu filho já fosse mais crescido e já estivesse mais habituada a fazer estas compras, já saberia de antemão, mas vou aprendendo aos pouquinhos ;) E fica o alerta, para mamãs mais 'verdes' nestes assuntos como eu ;)    

              

7 comentários:

  1. Uau... não fazia ideia... o meu ainda anda na pré e não precisa dicionário, mas já fico a saber! Então mas temos mesmo de separar as faturas por causa do valor do iva? É que nas farmácias não dá para separar porque eu nunca sei o que tem 6 ou 23... ainda sou um pouco leiga na matéria!
    Obrigada pela tua visita,volta sempre, Beijinhos!
    Pat
    https://patsorangeblossom.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu separo sempre porque fui lendo que era melhor fazê-lo (pode ler em http://economiafinancas.com/2015/registar-despesas-de-saude-com-iva-diferente-na-mesma-fatura-pode-impedir-acesso-a-beneficio-fiscal/). Na farmácia é mais por intuição, tudo o que são cremes, perfumes, cosméticos, etc, peço para pôr à parte, na dúvida em algum produto, pergunto se é a 23%.

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Realmente, essa dica é muito importante para quem já estuda e precisa de um dicionário. Estou a seguir o blog, se puder seguir de volta, agradeço.

    ✯ Instagram ✯♮​✯ Blog Eu Sendo Assim ✯✯ Fan Page ✯

    ResponderEliminar

Muito obrigada pelo seu comentário, vou ler com toda a atenção e responder aqui no post :D Se tem um blog, não se esqueça de deixar o endereço, quero muito conhecê-lo ;)