domingo, 4 de setembro de 2016

Indo eu, indo eu, a caminho de Belém...

Tinha em dívida para com o meu filhote, um passeio por Belém, daqueles que adoramos fazer, de mochilas às costas a bater muita perna. Como o meu marido tinha de trabalhar (o fim-de-semana nem sempre sorri a todos...) e não tínhamos mais nada planeado para este domingo, não pensamos duas vezes. Ainda por cima, com a 'Festa do Livro em Belém' e parte dos museus e monumentos com entrada grátis por ser o primeiro domingo do mês, eram só bons motivos para nos fazerem sair de casa.
  

Chegamos ao Museu dos Coches por volta da hora de abertura, às 10h. Ainda pouca gente, entrada rápida e sem confusão. Maravilha! Ainda não conhecia as novas instalações. Nesse âmbito, foi uma estreia. Mas mesmo já conhecendo a coleção e não sendo para mim  novidade, esta visita foi muito mais especial, por ter ido com o  meu G.  As crianças absorvem as coisas de uma forma tão natural que dá gosto proporcionar-lhes experiências deste género.











Saímos do Museu dos Coches muito satisfeitos com a experiência, mas pouco preparados para o calor que já estava  na rua... uma brasa!

Rumámos ao Museu da Electricidade, que era a nossa próxima paragem, mas a dada altura encontrámos o caminho vedado e com aspeto de estaleiro de obras. Pareceu-nos estar encerrado, não tenho a certeza se estaria ou não porque não conseguíamos passar, entrámos no vizinho MAAT (Museu da Arte, Arquitetura e Tecnologia) mas só abria daí por 45 minutos, às 12h00. 


    
Gosto muito da Torre de Belém, e mesmo já a tendo os dois visitado por diversas vezes, resolvemos lá ir. Caminhamos toda aquela extensão sob o calor abrasador que hoje estava na cidade e quando lá chegamos... uma fila gigantesca! Se ainda não tivéssemos lá ido, não pensaríamos duas vezes e teríamos esperado pacientemente, mas como já a conhecíamos e estávamos ansiosos por ir à Festa do Livro, invertemos novamente caminho.

Vimos o Padrão dos Descobrimentos repleto de andaimes, não sabia que o estavam a intervencionar. Nunca o tinha visto desta forma :)



   Aproveitamos para piquenicar nos jardins de Belém, há lá coisa melhor que uma sombrinha num dia de tanto calor... E depois corremos para a fila da Festa do Livro nos jardins do Palácio de Belém. A fila naquela altura saía da porta do Museu da Presidência e chegava perto do posto da PSP, mas já tinha estado bem maior... 



O sol a bater de chapa não estava lá muito agradável,  mas a espera também não foi muito grande, uns minutos depois foi com grande alívio que entramos a porta do Museu e fomos revistamos, assim como os nossos pertences e pudemos, então sim, sair finalmente em direção aos jardins. Que nem eu nem o G. conhecíamos.






A Festa do Livro propriamente dita já não nos correu tão bem porque a editora que mais nos interessava, a Booksmile, não estava presente e o G. esperava adicionar mais um Diário de um Banana à sua coleção... mas a culpa da desilusão foi minha que, com as pressas, não fiz bem o trabalho de casa e não reparei que não estariam presentes :(



A compensação veio quase no final do passeio, os jardins de Belém têm um acesso para o Jardim Botânico onde pudemos passear mais um pouco, no meio do sossego e da calmaria :)





Cansados, mas divertidos com um passeio tão recheado, voltamos a casa, já a imaginar quando iremos repetir a dose. E o G., já que não conseguiu o ansiado exemplar para a sua coleção, aproveitou a espera pelo autocarro para pôr a leitura em dia... de um Diário de um Banana, pois claro! :)


Mais alguém aproveitou para passear nos jardins do Palácio de Belém e visitar a Festa do Livro? Contem-me tudo!! :)


      



   







    
   



  

 

4 comentários:

  1. Adorávamos fazer uma passeata destas por Lisboa :) Há tantos museus, e parques que gostávamos de descobrir um bocadinho melhor. Temos que ver se conseguimos aproveitar um fim de semana maiorzinho para aproveitar bem.

    Tudo ótimas sugestões!

    Welcome to 104

    ResponderEliminar
  2. Bela ideia, sítios lindos não faltam :)

    ResponderEliminar
  3. Eu adorava visitar o Museu dos Coches! É tão bonito! :D
    beijinhos

    amarcadamarta.blogspot.com

    ResponderEliminar

Muito obrigada pelo seu comentário, vou ler com toda a atenção e responder aqui no post :D Se tem um blog, não se esqueça de deixar o endereço, quero muito conhecê-lo ;)