quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Funcionários precisam-se

A dias de mandarmos os nossos piolhos para o início de mais um ano escolar, eis que somos brindados com notícias saídas na imprensa acerca da escassez de funcionários nas escolas públicas. Já não basta stressar com as compras de livros e material escolar, preparar roupas e descobrir que as calças estão todas curtas, as mangas das camisolas não chegam onde deveriam chegar, os casacos parecem ter encolhido, e que os sapatos deviam ter mais um centimetrozinho... porque durante o verão, os pestinhas dão um verdadeiro salto de trampolim... Mais as mudanças de escola que por vezes são inevitáveis e que nos dão sempre um friozinho no estômago, mesmo quando lhes garantimos, cheios de certezas, de que a nova escola é mais gira, mais animada, cheia de gente simpática...


Neste limbo de emoções pré-início de novo ano letivo, a última coisa que me apetecia ouvir era que faltam à volta de seis mil funcionários nas nossas escolas. Se é mau quando as aulas começam e há meninos sem esta ou aquela disciplina, a falta de auxiliares de ação educativa pode ser igualmente desastrosa. 

Ninguém fica descansado sabendo que o seu filho vai para uma escola onde não há funcionários suficientes para vigiarem tudo o que se passa, principalmente durante os intervalos. Às vezes penso que é quase por milagre que não acontecem mais acidentes e perturbações nos recreios das nossas escolas, bem via na escola básica onde o meu filho completou os 4 anos do 1.º ciclo, um recreio péssimo de terreno acidentado, pouquíssimos auxiliares para tantas crianças, não sei como não aconteceram mais desgraças...

Este método de contratar os funcionários ao ano, este ano vais para esta escola, no ano seguinte vais para outro, não me parece benéfica para ninguém porque, salvo em raras excepções, as crianças só terão a ganhar com funcionários que já conhecem bem a comunidade escolar, que já estarão de sobreaviso para esta ou para aquela situação.

E aí por casa, as escolas dos vossos filhos também costumam sofrer do mesmo mal? Quais são as vossas maiores preocupações?


8 comentários:

  1. Que texto incrível, senti isso na pele por saber que meu sobrinho tinha deslocado o braço na escola por não ter ninguém olhando ele. É muito triste saber que nem em uma escola onde a criança tem que ficar segura, aprendendo e brincando podemos ficar seguros e certos de que está tudo bem.

    www.kailagarcia.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É precisamente isso Kaila, a escola é o sítio onde eles deviam estar a salvo, apenas a aprender e a brincar. Não há como ficar descansado se as condições nunca são asseguradas. Beijinho :)

      Eliminar
  2. Por aqui, as minhas maiores preocupações são: como mãe, que o elevado número de TPC's venha aí de novo e, como professora, depois de um ano letivo intenso, (http://feltronasmaos.blogspot.pt/2016/08/sobre-o-ano-letivo-que-esta-agora.html?m=0) que não obtenha agora colocação... No entanto, com calma, tudo se resolve! ;-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A vida dos professores não é nada fácil por causa das colocações :( Mas vai tudo correr bem, faço votos para que tudo corra da forma que deseja :)

      Beijinho

      Eliminar
  3. Bem haja RBSoares! Com calma, tudo se resolverá, assim como na nova escola do filhote! ;-)
    Funcionários, professores... precisam-se, é verdade! Mas enquanto não chegam os que faltam, os que estão dão o seu melhor! :-)
    Beijitos

    ResponderEliminar
  4. Custa a acreditar, juro, com tanto desemprego, sendo eu própria desempregada também, apesar de agora estar grávida, como é possível uma falha destas? Credo que medo... até partilhei!
    Beijinhos
    Pat
    https://patsorangeblossom.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Dá-me ideia que as coisas pioraram muito quando essa função passou para as Câmaras Municipais. Tanto inventam que só pioram :(

    Beijinho

    ResponderEliminar

Muito obrigada pelo seu comentário, vou ler com toda a atenção e responder aqui no post :D Se tem um blog, não se esqueça de deixar o endereço, quero muito conhecê-lo ;)