Quando me apercebi que o meu filho era esquerdino como o pai, pensei logo que quando chegasse a altura de aprender a escrever, ia ter de ser o meu marido a ensiná-lo, que as minhas apetências para me desenrascar com a mão esquerda são praticamente nulas. Mas o garoto poupou-me a humilhação, nunca deixou que ninguém lhe pegasse na mão para aprender a escrever, via fazer uma letra e tentava desenhá-la da mesma forma. Resultou lindamente! Aliás, a letra dele é bem melhor que a minha na idade dele ;)
Quando lhe comprei a primeira tesoura de criança para nos entretermos com recortes em casa (ainda não andava na pré), comprei das normais, para ver se fazia muita diferença. Sabia que já se compram facilmente tesouras para esquerdinos, mas na pré não iria ter essas facilidades. Adaptou-se muito bem, tão bem que quando entrou para a escola e começámos a tratar do material não quis tesoura diferente.
A bem dizer, não noto que ele faça tudo com a mão esquerda. Por exemplo a comer de faca e garfo, come exatamente como eu. Mas há uma ou outra coisa que lhe é menos confortável. Detesta cadernos de espiral porque não lhe dão tanto jeito a escrever, canetas que larguem muita tinta também são um problema porque, ao continuar a escrever, passa a mão por cima do que já está escrito e borra, corretor líquido também tem de deixar secar bem para não borrar.
Li muitas coisas sobre os canhotos, sobre as dificuldades que enfrentam no dia a dia, por exemplo, quando vi que o nosso filho usava mais a mão esquerda para agarrar as coisas. Se factos havia que para mim eram mais ou menos lógicos, outros, que desconhecia por completo, deixaram-me bastante surpreendida. Deixo-vos aqui uma resenha do que fui lendo.
- Dia 13 de Agosto é o Dia do Canhoto (não fazia a mais pálida ideia...)
- Em cada 100 pessoas, 10 são esquerdinas (e dessas 10, tenho logo duas em casa!)
- A probabilidade de se nascer esquerdino é maior em gémeos e em bebés do sexo masculino
- O fator genético conta apenas 25%
- Está associado a stress na gestação (permitam-me discordar, tive uma gravidez muito mais calma do que amigas minhas mamãs de filhos destros...)
- Bebés nascidos com baixo peso ou com mães de idade mais madura têm mais probabilidade de serem esquerdinos (no caso do meu filhote, nem uma coisa, nem outra...)
- Sempre ouvi dizer que os esquerdinos têm o lado esquerdo do cérebro mais desenvolvido, mas segundo estudos levados a cabo, parece que é uma falsidade, assim como a ideia de que são mais criativos ou com mais veia artística
- Afeta sua forma de percecionar as coisas: têm tendência a associar o que está à esquerda ao que é bom e o que está à direita ao que é mau
- Destacam-se em desportos como a natação, o ténis, a esgrima ou o basebol
- Têm tendência a lutar melhor
- São mais propensos ao síndroma das pernas inquietas e, consequentemente, a problemas de sono
- E por último, a cereja em cima do bolo... 50% dos gatos são canhotos!!! Ou é por não ter gato, ou tenho andado mesmo muito distraída, ainda não me tinha apercebido de um gato esquerdino ;)