quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Esquerdinos mas desenrascados

Eu sou destra e, portanto, a viver com dois esquerdinos, sou a esquisita cá de casa...

Quando me apercebi que o meu filho era esquerdino como o pai, pensei logo que quando chegasse a altura de aprender a escrever, ia ter de ser o meu marido a ensiná-lo, que as minhas apetências para me desenrascar com a mão esquerda são praticamente nulas. Mas o garoto poupou-me a humilhação, nunca deixou que ninguém lhe pegasse na mão para aprender a escrever, via fazer uma letra e tentava desenhá-la da mesma forma. Resultou lindamente! Aliás, a letra dele é bem melhor que a minha na idade dele ;)



Quando lhe comprei a primeira tesoura de criança para nos entretermos com recortes em casa (ainda não andava na pré), comprei das normais, para ver se fazia muita diferença. Sabia que já se compram facilmente tesouras para esquerdinos, mas na pré não iria ter essas facilidades. Adaptou-se muito bem, tão bem que quando entrou para a escola e começámos a tratar do material não quis tesoura diferente.

A bem dizer, não noto que ele faça tudo com a mão esquerda. Por exemplo a comer de faca e garfo, come exatamente como eu. Mas há uma ou outra coisa que lhe é menos confortável. Detesta cadernos de espiral porque não lhe dão tanto jeito a escrever, canetas que larguem muita tinta também são um problema porque, ao continuar a escrever, passa a mão por cima do que já está escrito e borra, corretor líquido também tem de deixar secar bem para não borrar.

Li muitas coisas sobre os canhotos, sobre as dificuldades que enfrentam no dia a dia, por exemplo, quando vi que o nosso filho usava mais a mão esquerda para agarrar as coisas. Se factos havia que para mim eram mais ou menos lógicos, outros, que desconhecia por completo, deixaram-me bastante surpreendida. Deixo-vos aqui uma resenha do que fui lendo.


  • Dia 13 de Agosto é o Dia do Canhoto (não fazia a mais pálida ideia...)

  • Em cada 100 pessoas, 10 são esquerdinas (e dessas 10, tenho logo duas em casa!)

  • A probabilidade de se nascer esquerdino é maior em gémeos e em bebés do sexo masculino  

  • O fator genético conta apenas 25%

  • Está associado a stress na gestação (permitam-me discordar, tive uma gravidez muito mais calma do que amigas minhas mamãs de filhos destros...)

  • Bebés nascidos com baixo peso ou com mães de idade mais madura têm mais probabilidade de serem esquerdinos (no caso do meu filhote, nem uma coisa, nem outra...) 

  • Sempre ouvi dizer que os esquerdinos têm o lado esquerdo do cérebro mais desenvolvido, mas segundo estudos levados a cabo, parece que é uma falsidade, assim como a ideia de que são mais criativos ou com mais veia artística

  • Afeta sua forma de percecionar as coisas: têm tendência a associar o que está à esquerda ao que é bom e o que está à direita ao que é mau

  • Destacam-se em desportos como a natação, o ténis, a esgrima ou o basebol

  • Têm tendência a lutar melhor 

  • São mais propensos ao síndroma das pernas inquietas e, consequentemente, a  problemas de sono       

  • E por último, a cereja em cima do bolo... 50% dos gatos são canhotos!!! Ou é por não ter gato, ou tenho andado mesmo muito distraída, ainda não me tinha apercebido de um gato esquerdino ;)



      

  

8 comentários:

  1. Não conhecia o teu blogue, mas adorei, Beijinhos <3

    http://andreiaseraos.wixsite.com/blog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem-vinda :) Ainda é pequenino, só tem 2 semaninhas ;)

      Beijinho e obrigada pela visita <3

      Eliminar
  2. Não sabia que tinha comemoração para canhoto, perto da casa de minha mãe tem um que escreve canhoto, mas ele tem uma letra linda, e essa história é incrível do seu Post, realmente escrever com caneta que solta tinta é um problema sério rsrs.
    magrafelizpensa.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LOLL, por isso eu acentuei 'muita' tinta ;) Eu também não fazia ideia que existia um dia especial em homenagem aos esquerdinos :)

      Beijinho

      Eliminar
  3. Que curiosidades tão interessantes! Gostei muito :D
    beijinhos

    amarcadamarta.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Ai, lindo! Sim sempre vivo com gatos e tenho cá dois, sinceramente não noto diferença pois a minha gata gosta de puxar o prato com ambas as patas, é "a que está mais à mão" digamos assim Hihihihi
    O gato não, é um pachá de primeira instância, nunca reparei em movimentos esquerdinos ou destros, mas depois digo-te qualquer coisa 😊
    O meu filho usa muito ambas as mãos, nunca o incentivei a mudar, aliás em bebê usava muito mesmo q esquerda!
    No entanto hoje usa a direita para pintar, escrever, cortar.. e olha q tive uma gravidez chata e stressada ao mais alto nível kkk
    Beijinhos
    Pat

    https://patsorangeblossom.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Realmente, lá eu imaginava que os gatos também podem ser canhotos?? Nunca me tinha ocorrido! Também nunca interferi para o meu filho passar a usar a direita, tem de usar aquela com que se sente mais confortável, já bem basta antigamente massacrarem as crianças na escola para as obrigarem a ser destras...

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Muito obrigada pelo seu comentário, vou ler com toda a atenção e responder aqui no post :D Se tem um blog, não se esqueça de deixar o endereço, quero muito conhecê-lo ;)